Bem vindo ao nosso blog!!! Aqui você vai encontrar trabalhos de duas artesãs, que acreditam que a arte faz as pessoas ficarem mais criativas e felizes. Obrigada pela visita. Volte sempre!!!

Bjs Marisa e Helena.






domingo, 11 de abril de 2010

Ditado Popular

Andando pela internet, encontrei de onde vieram alguns ditados, que usamos sem saber o que significam, tipo:. Dito Popular: “Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro”. O correto seria: “Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro".( Nunca vimos e nem ouvimos falar de bicho carpinteiro). Dito Popular: “Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”. O correto seria: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”.( Como pode esparramar no chão, se ela está embaixo da terra). Dito Popular: “Cor de burro quando foge”. O correto seria: “Corro de burro quando foge!”(Nunca vimos o burro mudar de cor, principalmente quando foge). Dito Popular: “Cuspido e escarrado”. (alguém muito parecido com outra pessoa). O correto seria: “Esculpido em carraro”. (tipo de mármore). Dito Popular: “Quem não tem cão, caça com gato”. O correto seria: “Quem não tem cão, caça como gato”. (ou seja, esgueirando, astutamente, traiçoeiramente).

5 comentários:

Tati disse...

Oi, Amiga... Tudo bem?
Espero que as coisas estejam começando a se acalmar aí em Niterói...
Eu recebi uma mensagem, via e-mail, essa semana, com esses tradicionais ditos populares, e a versão correta, como você colocou, devidamente corrigida e assinada pelo Prof. Pasquale Cipro Neto... É interessante como falamos e repetimos, durante uma vida inteira esses ditos, sem nos darmos conta do que realmente estamos falando, né!? Mas, como diz um ditado que, na verdade, acabou virando um "jargão" antiquíssimo: Vivendo e Aprendendo!
Um beijo grande e uma excelente semana de paz para vocês!
Tati

Soraia Melo disse...

ai amiga...adorei...realmente falamos cada coisa sem pensar...rs
Tenha uma linda semana,
beijinhos
So

Luci Cardinelli disse...

Queridas, tem um selinho prá vcs no Postando Sobre Artes

beijo e ótima semana

Unknown disse...

Ei queridas!
Eu não sei não,mas acho que a gente vive na mesma sintonia...tô falando isso pq por incrível que pareça,andei pensando em postar coisa parecida,não recebi nada parecido pelo e-mail,mas meu marido falou um desses ditados,e me deu um estalo,do tipo,pq que que a gente fala essas coisas,qual a origem? Então resolvi pesquisar e pensei em postar.Onde pesquisei não tinha nenhum desses que vcs postaram, e estou boba em saber quantas coisas erradas a gente anda falando por aí!O da batatinha eu sabia que o certo era: ...espalham as ramas pelo...mas o resto eu tb falava errado.
Pra falar a verdade,aquele do cuspido e escarrado,nem é assim que eu falo.
Não riam heim,mas eu digo assim: - cagado e cuspido,rsrsrsrsr.
Beijos meus amores, e uma linda semana!

Dina disse...

Olá meninas
Realmente com a sua correcção tem mais sentido! Adorei!
bjks